0800 do Bolsa Família: telefone, WhatsApp, chat online no app e Caixa
Os beneficiários do programa Bolsa Família podem ter acesso aos vários canais de atendimento disponíveis, permitindo que tirem dúvidas e consigam informações atualizadas e corretas sobre o benefício.
É natural que as pessoas contempladas com o programa social tenham dúvidas sobre os pagamentos, as regras para continuar recebendo os benefícios, questões relacionadas a atualizações cadastrais e eventuais pagamentos adicionais realizados pelo Bolsa Família, entre outros assuntos relacionados ao programa.
Como o benefício garante o pagamento de uma renda básica para famílias de baixa renda é importante que os beneficiários continuem recebendo os valores corretamente e saibam das regras do programa. Por isso, em caso de dúvidas sobre o benefício as famílias são orientadas a contatarem os canais de atendimento disponíveis.
Assim, você pode escolher entre as opções para ser atendido pelo canal que preferir. É possível consultar o Bolsa Família através de ligações telefônicas, por meio de aplicativos desenvolvidos pela Caixa Econômica, através de mensagens no Whatsapp, entre outros meios.
Considerando que os beneficiários possuem diferentes realidades, é possível consultar o Bolsa Família pelo computador, celular e, também, pessoalmente nos postos de atendimento da assistência social dos municípios, como em um CRAS mais próximo.
Canais de atendimento online do Bolsa Família
Aplicativo do Bolsa Família
Uma das maneiras mais fáceis de consultar o benefício através da internet é por meio do aplicativo Bolsa Família. Por ele é possível verificar a situação do seu benefício, checar as últimas parcelas depositadas, o extrato detalhado, e também acessar o calendário de pagamento do programa para conferir quando terá os próximos repasses.
Além disso, caso você tenha dúvidas, há uma aba no próprio app chamada “Perguntas frequentes”. Através dela você vai encontrar diversas respostas sobre as dúvidas mais comuns entre os participantes do programa. O aplicativo está disponível para ser baixado em celulares com o sistema operacional Android e iOS (iPhone).
Se você não tiver acesso às condições necessárias para a consulta através do aplicativo não precisa se preocupar, o programa segue com um amplo canal de atendimento através de outros meios, como por telefone.
Site do Bolsa Família
Quem preferir também pode consultar o benefício pelo site do programa social. Através dele é possível entrar em contato pela ouvidoria “Fale Conosco”. Os beneficiários podem enviar suas dúvidas pela própria página, basta informar o seu NIS (Número de Identificação Social) e preencher o formulário que vai aparecer.
WhatsApp da CAIXA
Também é possível consultar o Bolsa Família através do WhatsApp da Caixa Econômica Federal, que é uma boa opção para quem precisa fazer consultas mais simples e rápidas. Os beneficiários podem usar o canal para conseguir informações e o esclarecimento de dúvidas, orientações sobre o Caixa Tem, além do acesso ao calendário do Bolsa Família.
O processo para utilizar essa ferramenta é bem simples, basta adicionar o número 0800 104 0104 na agenda do seu celular, depois abra o aplicativo do WhatsApp e encontre o novo contato. Após isso, você pode iniciar uma conversa e conseguir as informações que precisa de maneira facilitada.
Telefones do Bolsa Família
Os beneficiários podem consultar informações corretas e atualizadas sobre o programa social por telefone. O número oficial do Bolsa Família é o 111 e ele fica disponível todos os dias da semana. O atendimento digital funciona 24h, no entanto, para falar com um atendente humano, mesmo que por telefone, o horário de atendimento é das 08h até 21h durante a semana e das 10h às 16h, aos sábados.
Além desse número, quem recebe o benefício pode entrar em contato pelos telefones:
Central de Relacionamento do Fome Zero
- Ligue para o número (0800 707 2003);
- Digite a opção 01, programa Bolsa Família;
- Tecle 01 novamente, para selecionar a opção “Beneficiário”.
O horário de funcionamento da central vai das 07h até 19h de segunda até sexta-feira. Esse serviço não oferece atendimento durante os feriados.
Atendimento ao cidadão pela CAIXA
Você também pode entrar em contato ligando para o número 0800 707 2003. Nesse caso, clique na opção referente ao PIS, Benefícios Sociais, FGTS e cartão social. O atendimento ao cidadão pela Caixa funciona 24h por dia, todos os dias da semana na modalidade eletrônica e, o atendimento humano, ocorre de segunda-feira à sexta-feira, das 8h às 21h. Aos sábados, está disponível das 10h até 16h.
Central de atendimento da CAIXA
O beneficiário pode entrar em contato para fazer a consulta através da Central de Atendimento no número 111. Há também o serviço Atendimento Caixa ao Cidadão no 0800 726 02 07. Durante a ligação, você deve digitar a opção 1 e em seguida escolher a opção que corresponde a necessidade a ser atendida.
Ouvidoria CAIXA
Se deseja falar com a ouvidoria da Caixa ligue para o número 0800 725 7474, selecione “Reclamações não solucionadas” e explique a situação para o atendente. O atendimento da ouvidoria Caixa funciona durante todos os dias úteis, nos horários das 09h até 18h.
Ministério da Cidadania
O Ministério da Cidadania é o órgão do Governo Federal responsável pela coordenação e manutenção do Bolsa Família, entre outros programas sociais liberados para os cidadãos. O número para atendimento dentro do ministério é o 121, essa ligação é gratuita através de celular e telefone fixo.
Quem pode ser contemplado pelo Bolsa Família?
O programa tem por objetivo auxiliar as pessoas mais carentes, o que é feito por meio das informações das famílias no Cadastro Único. No entanto, para ter direito ao Bolsa Família é necessário que a renda de cada pessoa da família seja de, no máximo, R$ 218 por mês. Atender ao critério de renda é fundamental para ser incluído no programa social e receber os depósitos mensalmente.
O Bolsa Família não possui uma inscrição exclusiva para o programa, assim, é preciso estar inscrito no Cadastro Único e manter os dados corretos e atualizados para receber os pagamentos. O cadastro é feito em postos de atendimento da assistência social dos municípios, como nos CRAS.
É importante lembrar que, mesmo inscrita no Cadastro Único, a família não entra imediatamente para os beneficiários do Bolsa Família. O processo ocorre todos os meses quando o programa identifica, de forma automatizada, as famílias que serão incluídas e que começarão a receber o benefício.