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Prova de vida do INSS precisa ser pessoalmente na agência?

A prova de vida do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma ação obrigatória. Contudo, não precisa ser realizada presencialmente.

Assim, cabe ao INSS comprovar que o beneficiário está vivo. Para fazer isso, o Instituto Nacional do Seguro Social recebe dados de outros órgãos públicos federais, preferencialmente biométricas, para realizar cruzamento de dados de cidadãos e cidadãs.

Dessa forma, as informações obtidas são cruzadas com outras que constam na base do governo. De acordo com uma portaria publicada pelo Ministério da Previdência Social, até o dia 31 de dezembro de 2024 a falta de comprovação da prova de vida dos beneficiários do INSS não deve acarretar no bloqueio ou suspensão do benefício.

Além disso, a portaria também altera o período da contagem de 10 meses para a comprovação. Ou seja, ao invés de a contagem valer a partir da data de aniversário do segurado, agora ela começa da última atualização do benefício ou mesmo da última prova de vida.

Para comprovar a vida não é necessário ir até o banco ou ir presencialmente a uma agência do INSS. Se o segurado preferir pode fazer a comprovação de vida pelo aplicativo Meu INSS. 

Como descobrir se a minha prova de vida do INSS já foi realizada?

O segurado pode conferir esse dado acessando o aplicativo ou site Meu INSS ou ligando para a Central de Atendimento telefônico 135, assim, poderá verificar a data da última confirmação de vida feita pelo INSS.

Mesmo que não seja mais obrigatória, a pessoa poderá fazer a sua prova de vida como nos anos anteriores, isto é, indo a uma agência da rede bancária.

Mas, preferencialmente, utilizando o meio à distância para aqueles bancos que oferecerem a funcionalidade por meio de biometria digital, ou através do Meu INSS.

Virgínia Lellys

Formada em Jornalismo pela UEPB e graduanda em Letras Português/Espanhol. Especialista em programas sociais e finanças.

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