Notícias

INSS pode pagar menos que o salário mínimo?

É um segurado do INSS? Então saiba que nenhum benefício do Instituto Nacional do Seguro Social pode pagar um valor abaixo do salário mínimo, salvo algumas exceções previstas em lei.

Inclusive, o valor que o segurado deve contribuir ao INSS tem que ser baseado, pelo menos, no valor do piso nacional vigente para que ele possa ter direito aos benefícios previdenciários.

É importante sempre destacar que, nos casos em que o recolhimento das contribuições previdenciárias é feito diretamente pelo empregador/contratante, o trabalhador deve ficar atento e acompanhar constantemente se estão sendo cumpridas as obrigações trabalhistas e previdenciárias.

Se deseja fazer esse acompanhamento acesse o Meu INSS, através do “Extrato de Contribuições”. O trabalhador deve lembrar que essas informações são imprescindíveis para a formação da sua vida laboral e para o reconhecimento do seu direito a benefícios previdenciários.

Como acessar o Meu INSS?

A plataforma Meu INSS permite aos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social ter acesso a informações e serviços relacionados a seus benefícios previdenciários de maneira online, ou seja, sem precisar ir a uma agência física.

As ferramentas disponíveis no Meu INSS permitem:

  • enviar documentos;
  • fazer prova de vida;
  • emitir Guia da Previdência Social (GPS);
  • atualizar dados cadastrais, como informações pessoais, endereço e telefone;
  • consultar extrato previdenciário com informações sobre as contribuições, vínculos trabalhistas e calendário de pagamento;
  • simular o tempo de contribuição e o quanto falta para a aposentadoria;
  • solicitar aposentadorias e benefícios, como auxílio-doença e licença-maternidade;
  • acompanhar o andamento e a movimentação de pedidos de benefícios e serviços;
  • agendar atendimentos presenciais nas agências do INSS.

Para acessar o Meu INSS você deve utilizar os dados do portal gov.br (login e senha, QR Code, biometria facial, certificado digital ou certificado digital em nuvem). Esses dados podem ser preenchidos no site ou pelo aplicativo para dispositivos móveis.

Virgínia Lellys

Formada em Jornalismo pela UEPB e graduanda em Letras Português/Espanhol. Especialista em programas sociais e finanças.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo