Notícias

‘Pix em processamento’: entenda o significado da mensagem de erro

Se você utiliza o popular meio de pagamento instantâneo já deve ter se deparado com a mensagem “Pix em processamento”. É possível que esse aviso apareça por falhas na conexão com a internet, além de erros de digitação da chave ou até por outras instabilidades.

De modo geral, uma transação através do Pix leva o tempo programado de dez segundos para ser concluída. No entanto, quando surge a mensagem “Pix em processamento” na tela do aplicativo bancário, isso significa que o valor transferido ainda não chegou ao destino e está parado na fase “intermediária” da operação.

Caso o problema esteja ocorrendo apenas com você, ele pode ser resolvido através de passos simples, como verificar todos os dados da transferência, principalmente a chave Pix utilizada, e garantir que nenhum caractere foi digitado de forma errada. Outra dica importante é reiniciar o aplicativo do banco.

Contudo, se o erro for proveniente do Banco Central ou da sua instituição bancária, nesse caso, será preciso aguardar que o serviço seja normalizado.

Por quanto tempo o Pix pode ficar em processamento?

Quando uma transferência via Pix ultrapassa o tempo médio de dez segundos, a recomendação do Banco Central é que os usuários aguardem até uma hora para o processamento ser finalizado. No entanto, é possível que em alguns casos a situação leve horas para ser resolvida, o que vai depender da origem do problema.

Há vários motivos que fazem a mensagem “Pix em processamento” ser exibida. Essa instabilidade pode ser individual, ocorrendo apenas para você, por questões como erros de digitação na chave Pix de destino ou ainda problemas na conexão com a internet.

Além disso, o erro também pode ter origem em situações que o usuário não tem controle, o que vai atingir diversas pessoas ao mesmo tempo, isso pode acontecer devido a questões na instituição financeira que está intermediando a transação ou em complicações no próprio sistema do Banco Central.

Virgínia Lellys

Formada em Jornalismo pela UEPB e graduanda em Letras Português/Espanhol. Especialista em programas sociais e finanças.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo