Inscrições abertas para o Bolsa Família em junho: saiba como fazer
Os cidadãos de baixa renda podem ter acesso a uma renda básica de R$ 600 por mês, além de valores adicionais que são liberados para alguns grupos, como gestantes e crianças, através do Bolsa Família.
Para receber esse e outros benefícios é necessário estar inscrito no Cadastro Único, e manter os dados corretos e atualizados. O cadastramento pode ser feito em um CRAS, Centro de Referência da Assistência Social, mais próximo.
O processo para efetuar o cadastro precisa que o responsável pela família apresente seu CPF ou o seu título de eleitor. Além disso, ele deve levar qualquer um dos seguintes documentos de cada pessoa da família: Certidão de Nascimento, CPF, RG, Carteira de Trabalho, Certidão de Casamento ou Título de Eleitor.
Para ter direito ao Bolsa Família também é necessário atender a principal regra do benefício, que determina que a renda de cada pessoa da família seja de, no máximo, R$ 218 por mês.
É importante lembrar que, mesmo inscrita no Cadastro Único, a família não vai entrar imediatamente para o Bolsa Família. O programa identifica a cada mês, de forma automatizada, as famílias que serão incluídas no benefício.
Calendário de pagamento do Bolsa Família em junho
- Beneficiários com o final do NIS 1: 17 de junho;
- Beneficiários com o final do NIS 2: 18 de junho;
- Beneficiários com o final do NIS 3: 19 de junho;
- Beneficiários com o final do NIS 4: 20 de junho;
- Beneficiários com o final do NIS 5: 21 de junho;
- Beneficiários com o final do NIS 6: 24 de junho;
- Beneficiários com o final do NIS 7: 25 de junho;
- Beneficiários com o final do NIS 8: 26 de junho;
- Beneficiários com o final do NIS 9: 27 de junho;
- Beneficiários com o final do NIS 0: 28 de junho.