NotíciasBolsa Família

É possível antecipar o pagamento do Bolsa Família?

Os pagamentos do Bolsa Família são realizados todos os meses pela Caixa Econômica Federal, geralmente, nos últimos 10 dias úteis do mês. Contudo, em algumas situações o depósito é realizado de forma antecipada.

O depósito do benefício é feito seguindo as datas de pagamento definidas através do calendário de repasses do programa social. Os valores são liberados segundo o último dígito do NIS, Número de Identificação Social, do responsável familiar. 

Quando o pagamento está previsto para uma segunda-feira, ele é liberado na conta desde o sábado anterior a data. Assim, as famílias podem acessar os valores antes da data prevista no calendário de depósitos.

Além disso, o depósito dos valores também pode ser realizado de forma antecipada em outras situações, como para beneficiários de municípios que foram reconhecidos em situação de emergência e calamidade pública.

Nesses casos, o governo anuncia a antecipação, que deve acontecer com todos os pagamentos sendo realizados no primeiro dia de depósito do calendário do Bolsa Família, independentemente do NIS final dos beneficiários.

No entanto, não é possível que as famílias solicitem a antecipação dos pagamentos. Qualquer depósito do programa é realizado conforme determinações do governo.

Exigências do Bolsa Família

As famílias atendidas pelo Bolsa Família possuem algumas obrigações para garantir a continuidade do pagamento correto do benefício, bem como a sua permanência no programa. Por isso, os beneficiários do programa social devem estar atentos para: 

  • Manter o Cadastro Único sempre atualizado, podendo ficar, no máximo, 2 anos sem fazer a atualização; 
  • Realizar o acompanhamento pré-natal; 
  • Realizar o acompanhamento do estado nutricional das crianças menores de sete anos; 
  • Fazer o acompanhamento do calendário nacional de vacinação; 
  • Manter a frequência escolar mínima de 60% para as crianças de quatro a cinco anos, e de 75% para os beneficiários de seis a 18 anos incompletos, que não tenham concluído a educação básica.    

Virgínia Lellys

Formada em Jornalismo pela UEPB e graduanda em Letras Português/Espanhol. Especialista em programas sociais e finanças.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo