CadÚnico 2024: quem pode fazer a inscrição e o que é necessário
O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, também chamado de CadÚnico, é a inscrição que permite às famílias de baixa renda o acesso aos benefícios sociais do Governo Federal como o Bolsa Família, Vale Gás, Tarifa Social de Energia Elétrica, BPC, entre outros.
No entanto, vale lembrar que estar no Cadastro Único não significa a entrada automática nesses benefícios, também é preciso atender as regras específicas de cada um. Podem fazer a inscrição no Cadastro Único as famílias que:
a) Apresentam renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa;
b) Têm renda acima dessa, mas estão vinculadas ou pleiteando algum programa ou benefício que use o Cadastro Único em suas concessões.
É necessário esclarecer que o cadastro não é realizado individualmente, mas sim em nome da família inteira. O responsável pela família precisa ter, pelo menos, 16 anos de idade. Ele será responsável por informar os dados e entregar documentos de toda a família no posto de cadastramento.
As informações fornecidas devem estar corretas e atualizadas, além de refletir todas as pessoas que residem no mesmo domicílio, independente de haver vínculo sanguíneo.
Documentação para se inscrever no CadÚnico
A inscrição no CadÚnico pode ser feita em um CRAS, Centro de Referência da Assistência Social, mais próximo. Para isso, o responsável pela família deve apresentar os documentos obrigatórios para o cadastramento.
Para o responsável pela família é exigido o CPF ou Título de Eleitor. Além disso, ele deve apresentar qualquer um dos seguintes documentos de cada uma das pessoas da família: CPF, RG, Carteira de Trabalho, Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento ou Título de Eleitor.
Após ter a inscrição devidamente aprovada a família poderá ter acesso aos programas sociais. Alguns não precisam de outros cadastros, como é o caso do Bolsa Família, onde apenas o CadÚnico é exigido.