Como receber o Bolsa Família e Vale Gás ao mesmo tempo
As famílias de baixa renda podem ter acesso aos pagamentos do Bolsa Família e do Auxílio Gás ao mesmo tempo, desde que atendam aos critérios de ambos os programas.
Primeiramente, é necessário realizar a inscrição no Cadastro Único, tanto para o Bolsa Família como para o Vale Gás. Para ter direito ao Bolsa Família é preciso que a renda de cada pessoa da família seja de, no máximo, R$ 218 por mês.
Podem ser atendidas pelo Vale Gás as famílias inscritas no Cadastro Único que possuem renda familiar mensal menor ou igual a meio salário mínimo por pessoa.
O Auxílio Gás também contempla famílias que tenham na sua composição pessoas residentes no mesmo domicílio que recebem o BPC, Benefício de Prestação Continuada.
O Bolsa Família paga mensalmente o benefício mínimo de R$ 600, além de valores extras. Já o Auxílio Gás repassa, a cada dois meses, o valor integral do botijão de gás, calculado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Cadastramento para receber o Bolsa Família e Vale Gás
Para ter acesso aos repasses do Bolsa Família, do Auxílio Gás e de outros benefícios é necessário realizar a inscrição no Cadastro Único.
Podem se inscrever no Cadastro Único as famílias que possuem renda mensal por pessoa de até meio salário mínimo, como também as famílias que possuem renda acima dessa, mas estão vinculadas ou pleiteando algum programa ou benefício que use o CadÚnico em suas concessões.
O cadastro pode ser feito em um CRAS, Centro de Referência da Assistência Social, mais próximo. Para a inscrição é preciso que o responsável pela família apresente seu CPF ou Título de Eleitor, como também um dos seguintes documentos de cada pessoa da família: CPF, RG, Carteira de Trabalho, Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento ou Título de Eleitor.