Onde tirar carteira do idoso? Passo a passo atualizado
A Carteira da Pessoa Idosa é uma das maneiras de comprovação de renda, que permite acessar o direito do transporte interestadual gratuito ou ainda ter desconto de 50%, no mínimo, no valor das passagens para pessoas idosas com renda individual igual ou inferior a dois salários mínimos.
Esse documento tem as informações de identificação da pessoa e QR Code ou código alfanumérico para verificação da validade da carteira.
É importante destacar que a pessoa idosa que tem como comprovar renda não precisa da Carteira da Pessoa Idosa para ter acesso às passagens interestaduais de forma gratuita, ou ainda conseguir o desconto no valor da passagem.
Assim, basta apresentar o comprovante de renda (de até 2 salários mínimos) e o documento de identidade para ter direito aos benefícios. A carteira tem como objetivo facilitar o acesso ao direito, por isso o sistema também gera a carteira para as pessoas que têm outros meios de comprovação de renda.
Os municípios e o Distrito Federal também podem emitir a Carteira da Pessoa Idosa para os idosos que estejam dentro do critério da renda, independente se estes já tenham outra forma de comprovação de renda.
Passo a passo para conseguir a Carteira da Pessoa Idosa
A Carteira da Pessoa Idosa pode ser emitida através do endereço https://carteiraidoso.cidadania.gov.br/, pela própria pessoa idosa, ou ainda pode ser solicitada nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS.
Se você mesmo deseja emitir a carteira acesse o site da carteira do idoso clicando aqui e faça o seu login no gov.br. Depois você pode emitir sua carteira, imprimindo ou guardando a carteira digital.
Além disso, você pode emitir a carteira nos CRAS. Para isso, será preciso informar dados como CPF, nome ou NIS ao técnico do CRAS.