Notícias

Como se aposentar antes da idade mínima

Conquistar a aposentadoria é um grande sonho para muitos cidadãos. Por isso, é importante entender as regras para ter o benefício aprovado. Inclusive, isso pode acontecer de forma antecipada.

A antecipação da aposentadoria é um benefício dado ao segurado pelo Instituto Nacional do Seguro Social, INSS, que permite a aposentadoria antes do tempo definido em lei.

Por ser uma forma de antecipação, o valor recebido pelo benefício será menor do que aquele pago no caso da aposentadoria no tempo definido por lei. Também é preciso lembrar que esse é apenas um dos tipos de aposentadoria disponíveis.

No caso da aposentadoria por idade é fundamental distinguir as regras para homens e mulheres:

  • Homens: 65 anos mais um tempo mínimo de contribuição de 15 anos;
  • Mulheres: 62 anos mais um tempo mínimo de contribuição de 15 anos.

Também existe a opção de aposentadoria por tempo de contribuição. Para descobrir com quantos anos de contribuição pode se aposentar observe as regras:

  • Mulheres: 30 anos de contribuição e mínimo de 57 anos;
  • Homens: 35 anos de contribuição e 60 anos.

Quem pode antecipar a aposentadoria?

Para conseguir a aposentadoria antecipada é preciso lembrar que ela está disponível nos casos em que existe um tempo mínimo de contribuição. Assim, é possível se aposentar antes dos 62 anos para mulheres e antes dos 65 anos para homens.

Há três maneiras de ter direito à aposentadoria de forma antecipada. A primeira forma é a da tabela 86/96, isto é, através da soma entre tempo de contribuição e idade do beneficiário. Mulheres precisam de no mínimo 30 anos de contribuição e 56 anos de idade, já os homens de 35 anos de contribuição e 61 anos.

A segunda forma de antecipar é semelhante a dos 86/96, no entanto, é utilizado o fator previdenciário, que não é opcional no modelo anterior. Por último, há a aposentadoria proporcional, que só está disponível para aqueles que aderiram até o dia 16/12/1998.

Virgínia Lellys

Formada em Jornalismo pela UEPB e graduanda em Letras Português/Espanhol. Especialista em programas sociais e finanças.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo