Para atualizar o Cadastro Único: você precisa de quais documentos? lista completa
O Cadastro Único, CadÚnico, é obrigatório para que as pessoas de baixa renda tenham acesso aos programas sociais, como o Bolsa Família e Vale Gás, por exemplo.
Além do cadastramento, é necessário mantê-lo atualizado com informações completas e corretas de todo o grupo familiar, para que os benefícios não sejam impactados.
Os dados do Cadastro Único devem ser atualizados, no mínimo, uma vez a cada dois anos para que haja a garantia de continuidade dos benefícios.
Assim, quando for notificado o responsável pela família deve comparecer pessoalmente a um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) no próprio município, para atualizar os dados do núcleo familiar.
O Cadastro Único diz respeito a todos os programas sociais oferecidos pelo governo federal, assim, é necessário atualizar as informações mesmo se não for beneficiário do Bolsa Família.
Documentação para atualizar o Cadastro Único
Para fazer a atualização do CadÚnico o responsável familiar deve apresentar seu CPF ou Título de Eleitor. Ele também deve apresentar, dos demais membros da família, qualquer um dos seguintes documentos de cada uma das pessoas: CPF, RG, Carteira de Trabalho, Certidão de Nascimento ou casamento ou Título de Eleitor.
O Representante Legal (RL) deve apresentar o CPF e Termo de guarda, tutela e curatela de quem será cadastrado.
Para continuar recebendo o Bolsa Família, a família precisa manter o Cadastro Único atualizado e cumprir os demais requisitos do programa, são eles:
- Fazer o acompanhamento do calendário nacional de vacinação;
- Realizar o acompanhamento pré-natal;
- Realizar o acompanhamento do estado nutricional das crianças menores de sete anos;
- Manter a frequência escolar mínima de 60% para as crianças de quatro a cinco anos, e de 75% para os beneficiários de seis a 18 anos incompletos, que não tenham concluído a educação básica.