Como colocar EAR na CNH?
O EAR na Carteira Nacional de Habilitação, CNH, é obrigatório para todos os motoristas de aplicativos, como também para os motoristas de transporte de cargas.
A observação EAR na CNH serve para mostrar que alguém pode exercer atividades remuneradas, seja de cargas ou passageiros.
Se você deseja se cadastrar em aplicativos como o Uber e 99 deve ter muita atenção a isso, pois se não puder exercer atividades remuneradas, também não poderá fazer o seu cadastro na plataforma para trabalhar como Uber.
EAR são as iniciais para “Exerce Atividade Remunerada”. Esse tipo de observação é feita independente do condutor ter uma CNH das categorias A, B ou C.
Ela funciona como uma espécie de declaração para as autoridades de que o motorista está habilitado para conduzir e desempenhar qualquer atividade remunerada.
Esse dado está na parte de trás da CNH, e declara que o motorista pode exercer atividades remuneradas, como é o caso de conduzir um táxi, uber e até veículos com cargas pequenas.
Como adicionar EAR na CNH?
Se deseja adicionar a EAR na CNH saiba que o processo é simples. Você deve aguardar o tempo de inclusão da sigla, fazer a solicitação pelo Detran ou Poupatempo, pagar a taxa e fazer os exames.
Para ter a EAR na CNH é preciso cumprir alguns requisitos, como:
- Ter 21 anos completos.
- Ter a CNH definitiva nas categorias A, B, C, D ou E.
- Possuir um curso especializado de motofrete ou mototáxi.
- Estar habilitado naquela categoria há no mínimo 2 anos.
Além dessas exigências, também é necessário ser aprovado no exame médico e na avaliação psicológica específica para EAR. Você também deve apresentar os seguintes documentos:
- CNH original ou cópia;
- Certidão de Negatividade do Detran;
- Certidão de Antecedentes Criminais;
- Comprovante de residência atualizado;
- Foto recente;
- Pagamento de taxa.