O INSS, Instituto Nacional do Seguro Social, gerencia as aposentadorias e outros benefícios dos trabalhadores. E entre esses benefícios está a possibilidade de contratar um empréstimo consignado.
Nesta modalidade de empréstimo a principal vantagem é a taxa de juros mais baixa, quando comparada a outros tipos de empréstimos. Isso acontece porque as parcelas do empréstimo são descontadas diretamente do benefício pago pelo INSS, o que reduz os riscos para a instituição financeira.
Em relação ao tempo de aprovação do crédito, é importante destacar que ele varia bastante. Contudo, em geral, pode levar de 24 a 48 horas úteis para ser aprovado. Nesse período o INSS e a instituição financeira onde o empréstimo foi solicitado farão todas as verificações necessárias.
Como desbloquear o benefício para contratar o empréstimo
Para ser possível contratar um empréstimo consignado, é preciso que o beneficiário do INSS desbloqueie essa função. Esse desbloqueio é necessário para garantir que a decisão de contratar o crédito é consciente, evitando fraudes e contratações indesejadas.
O beneficiário do INSS pode realizar o desbloqueio pessoalmente em uma agência do INSS, ou ainda pela internet, através do Meu INSS. Você deve responder a algumas perguntas para confirmar a identidade do beneficiário, e então o desbloqueio será efetuado.
Quanto ao prazo para a liberação da margem consignável, ele é de 30 dias após o desbloqueio. Vale destacar que a análise do pedido de empréstimo pelo INSS é um processo detalhado, com o objetivo de garantir a segurança tanto do beneficiário quanto da instituição financeira.
Assim, será analisada a elegibilidade do beneficiário, bem como a margem consignável. Além disso, haverá uma verificação de informações, onde o INSS analisa todas as informações fornecidas pelo solicitante para evitar fraudes.
Caso tudo esteja em ordem, o INSS aprova o pedido de empréstimo e informa a instituição financeira, que fará a liberação do valor solicitado.