NotíciasCuriosidades

Quanto ganha um médico do Sus? Valor atualizado

Quem tem o sonho de ser médico já deve ter procurado saber a média da remuneração desse profissional no Brasil. Entenda que ainda que exista um piso salarial determinado pela Fenam (Federação Nacional dos Médicos), o salário dos médicos pode variar por diversos motivos.

Entre os fatores que resultam na diferença salarial entre os profissionais estão: a carga horária trabalhada, especialização e tipo de contratação (CLT ou concurso público).

É importante destacar que em 2024 a Federação Nacional dos Médicos (Fenam) estipula que devem ser oferecidos R$ 19.404,13 por jornada de 20 horas semanais. Esse valor é uma referência em várias localidades para negociar os pagamentos desses profissionais no serviço público.

O piso salarial é o valor mínimo que, obrigatoriamente, deve ser pago a uma determinada categoria. O piso salarial médico é corrigido todos os anos considerando o índice oficial de inflação anual e a taxa de variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Quanto ganha um médico do SUS?

Após estar formado e ter o registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), o médico pode fazer atendimentos no Sistema Único de Saúde (SUS). Para isso, ele deve prestar concurso público.

Vale esclarecer que o atendimento em hospitais e outras unidades de saúde pública pode apresentar algumas variações nos salários, considerando a carga horária e a especialidade médica, por exemplo.

De acordo com um levantamento realizado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), a partir de editais de concurso publicados entre janeiro e julho de 2022, a remuneração média para o trabalho no Sistema Único de Saúde – SUS foi de R$ 10.102,93 para uma jornada de 30 horas semanais.

A depender da região de trabalho, devido à escassez de médicos, as prefeituras chegam a oferecer salários bem mais atrativos do que esse, especialmente em localidades mais remotas.

Virgínia Lellys

Formada em Jornalismo pela UEPB e graduanda em Letras Português/Espanhol. Especialista em programas sociais e finanças.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo