Notícias

Como conseguir um laudo médico pelo Sus? Entenda o pedido

O laudo médico é um documento oficial de avaliações e exames médicos. A sua principal função é a comunicação de condições de saúde e de necessidades que estão relacionadas a essas condições.

Por causa da sua relevância e necessidade no âmbito legal e previdenciário, muitas pessoas buscam as consultas médicas para conseguir o laudo. Inclusive, para isso o cidadão pode acessar os serviços do SUS, Sistema Único de Saúde, indo até o posto de saúde para ser orientado sobre o procedimento.

Vale destacar que o preenchimento incompleto ou incorreto desses documentos é motivo de atraso no seguimento clínico, como também na obtenção de benefícios previdenciários ou ainda de retardo na condução de processos legais.

Para que serve o laudo médico?

O laudo médico é um documento formal onde o médico vai relatar, em meios técnicos, o resultado de sua avaliação, dos exames ou ainda fazer um resumo clínico sobre a condição do paciente.

Os laudos são utilizados para a interlocução entre especialistas que cuidam do caso do mesmo paciente e, além disso, são muito conhecidos por sua importância na medicina do trabalho na conceção ao paciente de benefícios previdenciários, como a aposentadoria por invalidez e o auxílio-doença.

Eles também servem para a avaliação de acidentes relacionados ao trabalho. Além disso, são elaboradas respostas formais a um questionamento sobre o estado de saúde e doença de um indivíduo por meio desses relatórios.

Os laudos são utilizados para a avaliação da saúde ocupacional de uma pessoa ao informar aptidão para exercer uma determinada atividade profissional, no âmbito legal (laudos periciais) para atestar delitos, ferimentos ou sanidade mental em situações criminais.

Também há o caso de atestar condições psiquiátricas que requeiram cuidados especiais, como a necessidade de apoio emocional de animais de estimação em viagens aéreas.

Virgínia Lellys

Formada em Jornalismo pela UEPB e graduanda em Letras Português/Espanhol. Especialista em programas sociais e finanças.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo