Como fazer bariátrica pelo Sus? Exigências, documentos e mais
A cirurgia bariátrica é um procedimento indicado para pessoas que sofrem com obesidade grave. A cirurgia ficou conhecida como “redução do estômago”, pois é responsável por alterar a forma original do órgão, reduzindo sua capacidade de receber alimentos.
Quem deseja recorrer ao Sistema Único de Saúde (SUS) para fazer a cirurgia bariátrica deve procurar o Posto de Saúde, além de ter esgotado as possibilidades de tratamento clínico da obesidade (com medicamentos e alterações comportamentais).
Também é preciso cumprir com os requisitos impostos pelo Ministério da Saúde, que incluem: idade mínima de 16 anos; IMC maior ou igual a 40; ou IMC 35 e comorbidades comprovadas por laudo médico.
Após ser confirmada a indicação, o paciente será encaminhado para o preparo pré-operatório. Esse preparo inclui acompanhamento psicológico, nutricional e avaliação médica com especialistas, segundo a necessidade e avaliação da equipe multidisciplinar.
É possível voltar a engordar após fazer a cirurgia bariátrica?
É importante que o paciente que vai fazer a cirurgia tire todas as suas dúvidas com os médicos e demais profissionais envolvidos, para que entenda todos os processos e as consequências do procedimento.
Em relação ao ganho de peso, ele ocorre quando o paciente não assume hábitos saudáveis, como a adoção de uma dieta menos calórica e mais nutritiva, bem como a prática de exercícios físicos regulares.
A perda mais significativa de peso ocorre nos primeiros seis meses, no entanto, durante o processo de estabilização do peso é comum que o paciente recupere cerca de 10% do peso final atingido.
Por isso, é importante que o paciente siga com disciplina as recomendações médicas e mantenha o acompanhamento com a equipe multidisciplinar no pós-operatório.