NotíciasFinanças

Onde fica a agência no cartão? Como encontrar o número

O dígito da agência é utilizado com o propósito de autenticar a agência bancária, o que evita erros na identificação da conta ao fazer uma transação. Ele também é chamado de dígito verificador e pode ser encontrado em qualquer registro oficial da conta, como pelo cartão de débito/crédito e no app bancário.

Esse número sempre aparece depois de um traço, após a numeração principal da agência (que, geralmente, tem entre três e quatro dígitos), no formato “0000-x”.

O dígito da agência possui o papel de algarismo de controle, isto é, um número que ajuda a identificar e validar os dados da agência e conta bancária. Essa mesma função é atribuída ao dígito verificador da conta corrente ou poupança.

A diferença entre o dígito da agência e o dígito da conta é que o dígito da agência aparece depois do número da agência, separado por um traço, enquanto o dígito da conta vem depois do número da conta.

Vale ressaltar que nem todas as agências bancárias são identificadas com um dígito. De maneira geral, o dígito verificador da conta é suficiente para autenticar os dados da transação e evitar erros.

Como saber o dígito da agência no cartão?

Para descobrir o dígito da agência verifique seu cartão de débito e/ou crédito, aplicativo bancário ou internet banking.

É importante esclarecer que cada instituição financeira posiciona esse dado em um local específico, mas existem semelhanças que podem ajudar na localização.

No cartão, geralmente, o dígito da agência aparece na parte da frente, seja um cartão de débito ou crédito, na parte em que é identificada a agência e conta bancária das pessoas. No entanto, também existem bancos que colocam essa informação no verso do cartão.

Pode ser ainda mais fácil saber o dígito da agência pelo aplicativo do banco. Para isso, pegue seu celular e faça login para verificar essa informação. De maneira geral, após tocar no seu nome na tela, vão aparecer os dados da agência e da conta bancária.

Virgínia Lellys

Formada em Jornalismo pela UEPB e graduanda em Letras Português/Espanhol. Especialista em programas sociais e finanças.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo