NotíciasCuriosidades

Idade máxima para poder dirigir no Brasil

É comum ter dúvidas sobre as regras que determinam quem pode dirigir e até quando. Vale lembrar que a idade mínima para tirar a carteira de motorista no Brasil é a partir dos 18 anos. No entanto, não existe um limite de idade para poder dirigir. 

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não estabelece uma idade máxima para ser habilitado, contudo, o tempo de validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é menor após os 50 anos.

Para tirar a CNH é necessário que a pessoa passe por treinamentos e provas. Além disso, periodicamente, a carteira precisa ser renovada, o que é feito por meio de exames médicos em estabelecimentos credenciados. 

Para dirigir segundo a lei, todas as pessoas precisam cumprir algumas exigências. Por isso, é importante sempre estar atento ao que determina a lei.

Como ficar habilitado para dirigir?

Os pré-requisitos necessários para conseguir a carteira de motorista são: ter 18 anos completos, saber ler e escrever, ter documento de identidade (RG), possuir Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência. 

Para obter a Carteira Nacional de Habilitação é necessário passar por um processo que se divide em cinco etapas. São elas:

  • Avaliação psicológica, exame de aptidão física e mental realizado em clínicas credenciadas;
  • Realização de curso técnico-teórico com carga horária de 45 horas/aula. Esse curso inclui legislação de trânsito, como também direção defensiva, noções de primeiros socorros e funcionamento do veículo.
  • Prova teórico-técnica, que é aplicada pelo Departamento de Trânsito Estadual (Detran) ou por entidade pública, ou privada, devidamente credenciada;
  • Realização de curso prático de direção veicular com carga horária mínima de 20 horas, feito em autoescola. Para realizar as aulas práticas é preciso ser aprovado na prova teórico-técnica;
  • Fazer o exame de prática de direção veicular aplicado pelos examinadores titulados em curso específico e devidamente designados.

Virgínia Lellys

Formada em Jornalismo pela UEPB e graduanda em Letras Português/Espanhol. Especialista em programas sociais e finanças.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo