Notícias

Como tirar a 2ª via da Reservista pela internet: passo a passo em 2024

Os cidadãos que se apresentam no serviço militar passam a ter um documento de comprovação, que é o certificado de reservista. Esse documento oficial é utilizado para comprovar que a pessoa cumpriu com suas obrigações com o serviço militar.

Dessa forma, quando um cidadão se apresenta ao exército brasileiro, seja tanto para serviço obrigatório ou voluntário, ele recebe o certificado de reservista.

Quem tem o documento em mãos, verá uma numeração geralmente com 6 dígitos acompanhada de uma letra de série. Abaixo, será possível conferir o número da RA, que significa número do Registro de Alistamento, ele é composto por 12 dígitos.

No entanto, caso o cidadão não tenha o documento em mãos poderá fazer uma consulta através do CPF, por meio do site do Governo Federal, e descobrir o número do certificado de reservista.

Nos casos de extravio, dano, inutilização ou outros, o reservista poderá pedir a 2ª via do seu certificado. Para isso, ele deve comparecer à Seção Mobilizadora da sua OM (Organizações Militares) para iniciar o processo.

Isso será feito mediante expedição de GRU (Guia de Recolhimento da União) para pagamento (ou pagamento por PIX, validado em tempo real) e entrada de requerimento, que será confeccionado no momento do atendimento, após o pagamento. 

Como descobrir o número da reservista pela internet?

Para conferir o número da sua reservista, siga o passo a passo:

  • Primeiro, acesse o site do serviço de Alistamento Militar;
  • Agora, clique na opção “Já me alistei”;
  • E “Certificados Militares”;
  • Você deve autorizar o uso de dados para continuar. Assim, leia os termos de uso e, caso concorde, clique em “Autorizar”;
  • O site voltará para a tela inicial e mais uma vez será preciso que você clique em “Já me alistei”;
  • Na próxima tela, você terá acesso ao número da sua reservista.

Virgínia Lellys

Formada em Jornalismo pela UEPB e graduanda em Letras Português/Espanhol. Especialista em programas sociais e finanças.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo