Como simular o valor da aposentadoria pelo Meu INSS
O processo de aposentadoria no Brasil tem sido um tema de grande relevância e complexidade, especialmente após as reformas recentes. Para auxiliar os segurados no cálculo do tempo necessário para aposentadoria e na previsão do valor do benefício, o INSS oferece um simulador em seu site e aplicativo Meu INSS.
Para acessar o simulador, é necessário seguir alguns passos simples. Primeiramente, o segurado deve acessar o site ou aplicativo Meu INSS. Após entrar na sua conta mediante login no gov.br, basta seguir as instruções:
- Escolher a opção “Simular aposentadoria”.
- Verificar e, se necessário, corrigir seus dados clicando no ícone de lápis.
- Clicar em “Recalcular” para obter uma nova simulação.
O sistema irá informar as condições de aposentadoria conforme as possibilidades existentes. Quando o simulador indicar que os requisitos foram atingidos, o segurado pode prosseguir com o pedido de aposentadoria oficialmente junto ao INSS.
As regras de aposentadoria mudaram em 2024?
Com a reforma da Previdência aprovada em novembro de 2019, a aposentadoria passou a exigir idade mínima de 62 anos para mulheres e 65 anos para homens, com o tempo de contribuição de 15 e 20 anos, respectivamente. Contudo, a regra de transição ainda aplica-se àqueles que já contribuíam antes da reforma.
Em 2024, a idade mínima para as mulheres neste regime é de 58 anos e 6 meses, enquanto para homens é de 63 anos e 6 meses.
Regra de transição
A regra de transição foi criada para ajudar os contribuintes que já estavam no sistema a se adaptarem às novas regras gradualmente. Elas variam dependendo de fatores como tempo de contribuição e idade, e podem afetar tanto o momento da aposentadoria quanto o valor do benefício recebido.
Decidir o momento certo de aposentar-se envolve diversos fatores, incluindo a situação financeira pessoal e as regras previdenciárias vigentes.