Como pedir auxílio-doença sem perícia?
O benefício por incapacidade temporária, anteriormente conhecido como auxílio-doença, é um recurso oferecido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aos trabalhadores que, por motivo de saúde, estão temporariamente incapacitados de exercer suas atividades habituais.
Recentemente, o processo de solicitação desse benefício foi adaptado para permitir maior agilidade e simplificação por meio da análise documental, conhecida como Atestmed.
Com essa mudança, a burocracia foi reduzida, permitindo que os segurados possam dar entrada ao benefício de forma mais rápida e prática, sem precisar comparecer a uma perícia presencial.
Como funciona a análise documental do Atestmed
A análise documental, ou Atestmed, proporciona aos segurados a possibilidade de obter o benefício mediante a apresentação de documentos comprovando a incapacidade laboral, dispensando a perícia médica inicial.
Para que o processo tenha início, é necessário que o segurado anexe toda a documentação médica necessária através do site ou aplicativo Meu INSS.
No caso de a documentação não ser suficiente para a concessão do benefício, o cidadão será orientado a agendar uma perícia presencial. Isso garante que a decisão final não seja baseada unicamente nos documentos apresentados.
Como solicitar o benefício por incapacidade temporária do INSS
A solicitação do benefício por incapacidade temporária é feita prioritariamente por meio da plataforma Meu INSS, tanto pelo site quanto pelo aplicativo. Para iniciar o processo, o segurado deve fazer um agendamento para uma perícia médica utilizando essa ferramenta ou através do telefone 135.
O INSS estabelece um prazo de até 45 dias para aprovar a solicitação do auxílio-doença e realizar o depósito na conta do beneficiário. Se a aprovação ocorrer até o dia 20 de um mês, o pagamento é feito no mês seguinte. Caso a análise se finalize após o dia 20, o pagamento ocorre no segundo mês seguinte.