NotíciasCuriosidades

Posso utilizar o ID Jovem em viagens aéreas?

O programa ID Jovem, promovido pelo Governo Federal, destina-se a proporcionar vantagens a jovens de baixa renda no Brasil. Ele consiste em um documento digital que oferece benefícios em diversas áreas culturais, como acesso a shows, eventos esportivos, cinema e teatro.

Além de fomentar a participação cultural, a iniciativa também proporciona facilidades no transporte interestadual, favorecendo a mobilidade dos jovens em situação de vulnerabilidade social.

O benefício no setor de transportes garante duas vagas gratuitas e descontos significativos em passagens rodoviárias interestaduais. Essa inclusão busca facilitar a mobilidade dos jovens entre diversos estados do país, promovendo um intercâmbio cultural e social.

Os benefícios de transporte via ID Jovem são voltados para viagens interestaduais em ônibus de categoria convencional. De acordo com a legislação vigente, as empresas devem disponibilizar duas passagens gratuitas por veículo. Caso estas já estejam ocupadas, os jovens têm direito a adquirir bilhetes com pelo menos 50% de desconto.

É importante destacar que estes benefícios não se estendem para transporte aéreo ou categorias de ônibus mais confortáveis, como leito e semileito. As normas indicam que o foco é no transporte mais acessível, alcançando um número maior de beneficiários.

Como solicitar o ID Jovem

Para ter acesso ao ID Jovem, é necessário cumprir alguns requisitos. O público-alvo são jovens com idades entre 15 e 29 anos, cujas famílias estejam registradas no Cadastro Único (CadÚnico) e possuam renda mensal de até dois salários mínimos.

A solicitação do documento pode ser realizada tanto pelo site quanto pelo aplicativo específico, onde é necessário informar dados pessoais e o NIS (Número de Identificação Social).

Após a emissão do ID Jovem, o documento digital pode ser utilizado imediatamente. É importante ressaltar que o cadastro precisa ser renovado a cada 180 dias, processo que também pode ser feito digitalmente.

Clyverton da Silva

Jornalista e revisor, especialista em benefícios.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo