Veja como fica o funcionamento dos estabelecimentos no Dia do Trabalhador
O Dia do Trabalhador, celebrado em 1º de maio, é um feriado nacional no Brasil, reconhecido pela lei nº 662 de 1949. Esta data é marcada por eventos que destacam as conquistas e lutas históricas da classe trabalhadora.
Além de manifestações organizadas por centrais sindicais, o feriado é também uma oportunidade para eventos culturais e de lazer em várias cidades do país.
Durante o feriado, muitos serviços públicos e privados têm seu funcionamento alterado. Enquanto serviços essenciais operam em esquema de plantão, repartições públicas, bancos, agências do INSS e dos Correios costumam ter o atendimento suspenso. Já o comércio e os serviços de saúde podem variar de acordo com a localidade.
Serviços afetados no Dia do Trabalhador
No Dia do Trabalhador, diversos serviços sofrem alterações em seu funcionamento. As agências bancárias, por exemplo, não abrem no feriado, retomando suas atividades no dia seguinte.
No entanto, caixas eletrônicos, internet banking, aplicativos e transferências via Pix continuam disponíveis 24 horas por dia.
As agências dos Correios também permanecem fechadas, mas a central de atendimento automatizada segue operando através do site e dos números de telefone disponíveis. Já o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) mantém suas agências fechadas, mas os serviços digitais continuam acessíveis pelo site ou aplicativo Meu INSS, além da central telefônica 135.
Como o comércio e os serviços de saúde operam durante o feriado
O funcionamento de lojas, supermercados, farmácias, hospitais e unidades básicas de saúde pode variar conforme o estado e o município. Em geral, hospitais e serviços de urgência operam em regime de plantão para atender a população.
Prefeituras costumam divulgar orientações específicas sobre o funcionamento dos serviços em seus sites e redes sociais.
Para obter informações detalhadas sobre o funcionamento dos serviços durante o feriado de 1º de maio, é recomendável consultar os portais das prefeituras das capitais e do Distrito Federal. Cada região pode ter suas próprias diretrizes e horários de funcionamento.