Como consultar extrato de contribuições do INSS
O acesso às informações relacionadas às contribuições previdenciárias tem se tornado mais fácil e acessível graças à plataforma digital do Meu INSS. Esta plataforma é uma ferramenta essencial para os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que desejam acompanhar suas contribuições e garantir a regularidade dos registros previdenciários.
Para acessar essas informações, basta entrar no site ou aplicativo Meu INSS. Após efetuar o login com CPF e senha do portal gov.br, caso ainda não possua uma conta, o usuário poderá criá-la no mesmo momento.
Assim que logado, a consulta do extrato de contribuição é bem simples. O usuário deve selecionar a opção “Extrato de Contribuição (CNIS)” para visualizar todas as contribuições registradas em seu nome. Este documento pode ser salvo ou compartilhado diretamente da tela do dispositivo.
Informações que estão no extrato de contribuição
O extrato contém informações detalhadas sobre vínculos, remunerações e contribuições previdenciárias, como estão no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Existem três tipos principais de extratos:
- Relações previdenciárias: mostram os períodos trabalhados ou contribuídos.
- Relações previdenciárias e remunerações: incluem os períodos trabalhados com os valores das remunerações.
- Ano civil: fornece informações das contribuições, ano a ano, a partir de novembro de 2019.
O que fazer em caso de divergências
Identificando qualquer divergência nos registros, o segurado pode solicitar a correção diretamente pelo portal ou aplicativo Meu INSS, ou ainda, ligar para a central de atendimento 135. É crucial que os segurados revisem regularmente seus extratos para manter as contribuições corretas e atualizadas.
O processo de correção é simples: após ligar para a central, deve-se escolher a opção de acerto de vínculos e remunerações no aplicativo. Neste ponto, é possível anexar a documentação necessária e enviar o pedido.