Como fazer a revisão da vida toda do INSS
Através da Revisão da Vida Toda do INSS, Instituto Nacional do Seguro Social, ocorre a revisão de benefícios previdenciários observando todo o período de contribuição do segurado.
Dessa forma, também é realizada a inclusão das contribuições feitas antes de julho de 1994, que é a data de início do Plano Real. A revisão permite ao segurado escolher a forma de cálculo de sua aposentadoria que lhe é mais favorável.
Podem conseguir o processo de Revisão da Vida Toda os segurados que recebam ou tenham recebido benefícios previdenciários calculados com base no art. 3º da lei 9.876/99. Além disso, também é preciso ter contribuições previdenciárias anteriores a julho de 1994.
A Revisão da Vida Toda não é devida unicamente aos aposentados do INSS. Os titulares de outros benefícios também podem solicitar que seja realizada a revisão, como os benefícios:
- aposentadoria por idade;
- aposentadoria por invalidez (aposentadoria por incapacidade permanente);
- aposentadoria da pessoa com deficiência;
- aposentadoria por tempo de contribuição;
- aposentadoria especial;
- pensão por morte;
- auxílio-doença (auxílio por incapacidade temporária).
Como pedir a revisão da vida toda do INSS?
É possível solicitar a revisão da vida toda presencialmente ou através do sistema Meu INSS. Contudo, também é possível entrar com um pedido de revisão da vida toda com o auxílio de um advogado de confiança.
Para a análise do direito de revisão é preciso que um advogado especialista faça todos os cálculos, para evitar riscos de problemas futuros.
Se preferir realizar o atendimento presencialmente no INSS será preciso entrar em contato com a Central 135 para agendar um horário, optando pelo serviço de Revisão de Aposentadoria ou Benefício.
Assim, o sistema vai informar uma data para que sejam entregues os documentos diretamente na agência para efetivar o requerimento. Além disso, é possível iniciar o requerimento da revisão da vida toda pelo sistema do Meu INSS através da internet.