Notícias

Como fazer vasectomia pelo Sus? Quem tem direito, como pedir e detalhes

A vasectomia é um procedimento cirúrgico pouco invasivo para a esterilização definitiva do homem. Ele é realizado para interromper o fluxo de espermatozoides que sai pela ejaculação, após o estímulo sexual.

O procedimento dura em média de 15 a 20 minutos. Além disso, o paciente entra e sai no mesmo dia, sem precisar de internação.

O método é bastante eficaz e simples para os homens, se for comparado com a laqueadura, a opção de esterilização que está disponível para as mulheres. Apesar de ser uma ideia muito disseminada, a vasectomia não causa impotência, isso é um mito.

Para fazer a vasectomia pelo SUS o documento necessário é o cartão do SUS. Assim, é preciso ir até um posto de saúde e manifestar a vontade de fazer o procedimento.

Depois, é marcada uma consulta com um urologista da unidade de saúde que avalia o paciente, pede exames pré-operatórios, além de explicar as orientações para a cirurgia.

Em 2022 foi sancionada a Lei nº 14.443, responsável por reduzir a idade mínima para solicitar a vasectomia pelo SUS de 25 para 21 anos para homens com capacidade civil plena (essa mudança também é válida para as mulheres).

Além disso, outro requisito revogado foi a necessidade de autorização do(a) cônjuge para fazer o procedimento. Agora, homens com, no mínimo, dois filhos vivos ou maiores de 21 anos têm direito à vasectomia.

Quanto tempo demora uma vasectomia pelo SUS?

A vasectomia através do SUS demora, em média, 60 dias para ser feita. Após a primeira consulta com o urologista e a aplicação do formulário para conhecer as motivações do paciente, é dado esse período para que o homem tenha tempo de avaliar com calma sua decisão.

Vale destacar que o procedimento é uma esterilização definitiva, então, os profissionais de saúde envolvidos são criteriosos na assistência. Além disso, o tempo de 60 dias é suficiente para o paciente entregar todos os resultados de exames e confirmar que está bem de saúde.

É importante destacar que o SUS não realiza o procedimento de reversão, sendo necessário buscá-lo em instituições particulares. 

Virgínia Lellys

Formada em Jornalismo pela UEPB e graduanda em Letras Português/Espanhol. Especialista em programas sociais e finanças.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo