Como pedir o cartão do Bolsa Família: solicitar, segunda via e Caixa Tem
O Bolsa Família tem como objetivo reduzir as desigualdades sociais no Brasil e já atende mais de 20 milhões de pessoas em condições de pobreza ou miséria. Para auxiliar no acesso aos valores depositados mensalmente pelo programa, as famílias recebem o cartão do benefício. Esse instrumento permite a retirada do dinheiro das contas pelos beneficiários.
Assim, com o cartão do Bolsa Família eles conseguem sacar o valor mensal que recebem do Governo Federal através do programa. O cartão é emitido pela Caixa Econômica e possui o Número de Identificação Social (NIS), que corresponde ao responsável familiar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico).
Além do saque das quantias, o cartão do Bolsa Família também pode ser usado para consultar o saldo e o extrato do benefício, permitindo também a realização de compras em estabelecimentos credenciados. O novo cartão do Bolsa Família foi lançado em abril de 2023 e possui algumas novidades em relação ao antigo.
O novo cartão do programa social tem função de débito e possui chip e senha. Isso permite que ele seja usado em qualquer máquina de cartão, sem a necessidade do beneficiário ir até uma agência da Caixa ou um correspondente bancário.
O novo cartão do Bolsa Família também permite que os beneficiários façam compras e transferências pelo WhatsApp, usando o aplicativo Caixa Tem. Além dessas funções, o novo cartão ainda possui um limite de crédito pré-aprovado, que pode ser usado em casos de emergência, por exemplo.
Como solicitar o cartão do Bolsa Família?
Quem for contemplado pelo programa social não precisa solicitar o novo cartão do Bolsa Família, pois ele é enviado automaticamente pelo governo a todos os beneficiários inscritos no programa. Os pagamentos do benefício são depositados mensalmente para que o titular retire o dinheiro em lotéricas, agências da Caixa ou correspondentes.
Assim, o cartão Bolsa Família pode ser utilizado como um cartão de saque por beneficiários do programa. É importante lembrar que o cartão é emitido pela Caixa Econômica e é vinculado ao titular do benefício. O novo cartão deve ser enviado para as famílias que já são beneficiárias do programa e que estão com os dados atualizados no Cadastro Único.
O envio é feito pelos Correios para o endereço informado no CadÚnico, por isso, é importante que ele esteja correto. As famílias que ainda não receberam o novo cartão do programa social podem continuar usando o cartão antigo para retirar as parcelas do Bolsa Família.
Quem pode receber o cartão?
O cartão é enviado para os beneficiários do Bolsa Família. O programa atende famílias em situação de pobreza e extrema pobreza para auxiliar com o orçamento mensal dessas pessoas, além de integrar programas federais como condicionantes para a participação do Bolsa Família, como o programa nacional de imunização, por exemplo.
A principal regra para a participação no Bolsa Família continua sendo a média da renda mensal por pessoa da família. Dessa forma, somam-se todos os valores recebidos pelos integrantes da família e faz a divisão da quantia pelo número de pessoas que constituem a família. Para ter acesso aos repasses do programa é preciso que a renda familiar mensal seja de, no máximo, R$ 218 por pessoa.
Como pedir a segunda via do cartão do benefício?
Se o beneficiário tiver quebrado, danificado, perdido o cartão do Bolsa Família, ou até se o cartão foi roubado, não será possível solicitar a segunda via. De acordo com informações da Caixa Econômica, não há previsão para a emissão da 2ª via do Cartão Bolsa Família.
Assim, em caso de perda ou roubo do cartão, para saque do benefício, é indicado que você utilize o aplicativo Caixa Tem ou compareça a uma agência da Caixa portando documento de identificação válido com foto.
O processo é simples, se o benefício foi creditado em uma conta Poupança Social Digital, o saque pode ser realizado através de um token gerado pelo aplicativo Caixa Tem. Caso contrário, você deve comparecer em qualquer agência da Caixa, levando seu documento de identificação oficial, e informar que você deseja fazer o saque do Bolsa Família, mas que não está com o seu cartão no momento.
Como fazer o saque pelo app Caixa Tem
Através do aplicativo Caixa Tem os beneficiários podem movimentar os recursos depositados pelo Bolsa Família sem sair de cada, utilizando diversos recursos disponíveis gratuitamente. O app tem por objetivo proporcionar maior comodidade e acessibilidade aos usuários do programa.
Contudo, se ainda prefere sacar o dinheiro em espécie e não está com o cartão do Bolsa Família em mãos, poderá fazer o saque de maneira simples e segura através do aplicativo. Há três formas principais para sacar o Bolsa Família sem o cartão:
- Caixas Eletrônicos
- Agências da Caixa Econômica Federal
- Casas Lotéricas
Confira abaixo o passo a passo para sacar o Bolsa Família sem utilizar o cartão do benefício nos caixas eletrônicos, através do aplicativo Caixa Tem, que está disponível para ser baixado pela Google Play Store ou a Apple Store:
- No caixa eletrônico, escolha a opção “Saque Sem Cartão” e digite o número do seu CPF.
- Agora, selecione “Saque Caixa Tem”, que vai direcionar o processo para a interface do aplicativo, no seu celular.
- Nesse momento, será preciso que o app gere um código. Assim, abra o aplicativo Caixa Tem, selecione “Saque Sem Cartão” e um código será gerado.
- Informe o Código e a Senha. Você deve inserir o código no caixa eletrônico, informar o valor desejado e a senha do aplicativo. Assim, o dinheiro será liberado após esta confirmação.
Outras vantagens de usar o app Caixa Tem
O aplicativo Caixa Tem foi desenvolvido para ajudar os cidadãos com o acesso a serviços e transações bancárias, o que inclui a movimentação facilitada das parcelas dos benefícios sociais, como o Bolsa Família. O app é compatível com quase todos os celulares e permite uma navegação que consome pouca internet, sendo também uma ferramenta inclusiva, pois oferece acessibilidade para Pessoas com Deficiência (PcD).
Com o aplicativo Caixa Tem instalado no seu celular será possível acessar a conta digital gratuita, fazer consultas aos seus benefícios e ainda:
- Pagar contas e boletos;
- Pagar na maquininha;
- Fazer empréstimos;
- Mandar e receber dinheiro de forma instantânea com o Pix;
- Poupar;
- Fazer recarga de celular;
- Contratar seguro;
- Realizar o saque sem cartão;
- Usar o seu cartão de débito virtual.