Como receber o Bolsa Família e o BPC ao mesmo tempo
O Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC) LOAS são programas sociais do governo que têm como objetivo auxiliar pessoas em situação de vulnerabilidade. Por isso, a dúvida se é possível receber esses benefícios ao mesmo tempo é bastante comum, assim, vamos entender as regras.
O Bolsa Família é um programa de transferência de renda que deposita mensalmente a parcela mínima de R$ 600, além de outros valores adicionais. Ele atende famílias em situação de extrema pobreza ou pobreza.
Para ser um beneficiário do Bolsa Família é necessário estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), além de ter renda mensal por pessoa de até R$ 218.
O Benefício de Prestação Continuada (BPC) LOAS é um benefício assistencial depositado pelo INSS, Instituto Nacional do Seguro Social. Ele deposita um salário mínimo por mês e é destinado a pessoas com deficiência e idosos com mais de 65 anos, que tenham renda familiar inferior a 1/4 do salário mínimo por pessoa.
É permitido receber o Bolsa Família e o BPC ao mesmo tempo?
A resposta para essa pergunta é sim, o cidadão pode receber simultaneamente o Bolsa Família e o BPC LOAS. No entanto, é necessário que a pessoa atenda aos critérios de elegibilidade de cada um desses benefícios.
Apesar de serem benefícios diferentes, não existe uma restrição que impeça o recebimento conjunto, apenas será necessário que os requisitos sejam cumpridos.
Para receber o Bolsa Família é preciso estar dentro do limite de renda e ter inscrição no Cadastro Único. Enquanto para receber o BPC LOAS será necessário comprovar a vulnerabilidade socioeconômica e se enquadrar nos critérios de idade ou deficiência.
Caso alguém atenda a todos os requisitos dos dois programas sociais, poderá receber ambos os benefícios simultaneamente.