Como receber o Bolsa Família em outro banco?
O Bolsa Família realiza pagamentos mensais que liberam, pelo menos, R$ 600 para cada família atendida. Os valores podem ser sacados ou movimentados através do aplicativo Caixa Tem.
Os critérios para o recebimento do Bolsa Família são baseados na renda familiar por pessoa e na inscrição no Cadastro Único. As parcelas do Bolsa Família podem ser recebidas em diversas modalidades de contas bancárias. As principais opções incluem:
- Conta de Depósitos
- Conta Poupança Social Digital
- Conta Poupança Digital
- Conta Contábil (utilizada pela plataforma social do programa)
Caso o responsável familiar não possua uma dessas contas, o pagamento do Bolsa Família pode ser feito em uma conta contábil. Além disso, a abertura de uma conta poupança social digital pode ser feita automaticamente no nome do responsável familiar, devidamente inscrito no Cadastro Único (CadÚnico), para o pagamento das parcelas.
Ter conta em outro banco afeta o Bolsa Família?
Não, esse é um mito. Possuir uma conta bancária em outra instituição não leva ao cancelamento ou bloqueio do Bolsa Família. O principal critério para manter o benefício é a renda familiar por pessoa, não as posses ou existência de contas bancárias.
Assim, é importante esclarecer que possuir contas bancárias ou enfrentar pendências financeiras não interfere na elegibilidade para o programa social. Contudo, para continuar recebendo os pagamentos os beneficiários devem estar atentos para:
- Manter o Cadastro Único sempre atualizado, podendo ficar, no máximo, 2 anos sem fazer a atualização;
- Realizar o acompanhamento pré-natal;
- Realizar o acompanhamento do estado nutricional das crianças menores de sete anos;
- Fazer o acompanhamento do calendário nacional de vacinação;
- Manter a frequência escolar mínima de 60% para as crianças de quatro a cinco anos, e de 75% para os beneficiários de seis a 18 anos incompletos, que não tenham concluído a educação básica.