Notícias

Como se inscrever no ID Jovem em 2024

A Identidade Jovem, ID Jovem, é um documento gratuito que atende jovens de baixa renda com idade entre 15 e 29 anos. Para ter acesso a ele e seus benefícios não é necessário estar estudando, mas é preciso cumprir alguns critérios.

Para que o jovem de baixa renda seja contemplado pelas vantagens do ID Jovem é necessário atender aos seguintes requisitos:

  • renda familiar mensal de até dois salários mínimos;
  • jovem de baixa renda com idade entre 15 e 29 anos;
  • estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e com o cadastro atualizado nos últimos 24 meses.

Com esse documento o jovem de baixa renda tem acesso a diversos benefícios como desconto de 50% em shows, cinemas, teatros e outros eventos artístico-culturais e esportivos; isenção do pagamento de taxa para emissão de Carteira de Identidade Estudantil; duas vagas gratuitas e duas vagas com 50% de desconto no transporte interestadual, por veículo, embarcação ou comboio ferroviário na categoria convencional.

Cadastro no ID Jovem

Para se cadastrar no programa o jovem deve procurar o CRAS, Centro de Referência de Assistência Social, e solicitar o cadastro no Programa Identidade Jovem (ID Jovem) ou atualizar os seus dados.

Após fazer a atualização da base de dados do programa, o jovem poderá emitir o documento pelo site ou aplicativo. O processo para gerar a sua Identidade Jovem é bastante simples e pode ser feito através do celular.

Para isso, basta preencher, pelo aplicativo ID Jovem ou pelo endereço idjovem.juventude.gov.br, os seguintes dados:

  • Data de Nascimento;
  • Número de Identificação Social – NIS;
  • Nome Completo;
  • Nome da Mãe.

O documento é válido por 180 dia(s). Após a validade da ID Jovem expirar, será preciso emitir uma nova carteira, quando serão verificados novamente os requisitos para ser beneficiário da ID Jovem.

Virgínia Lellys

Formada em Jornalismo pela UEPB e graduanda em Letras Português/Espanhol. Especialista em programas sociais e finanças.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo