Internet GRÁTIS para quem recebe o Bolsa Família
Os beneficiários do Bolsa Família podem ter acesso à internet sem pagar nada através de uma importante iniciativa do Governo Federal, que contempla milhões de estudantes em todo o país.
A liberação é feita por meio do programa Internet Brasil, que foi criado em conjunto pelo Ministério das Comunicações e o Ministério da Educação.
Dessa forma, os estudantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) poderão ter acesso à internet gratuita.
O programa Internet Brasil libera o acesso à internet através da disponibilização de chip e pacote de dados. O benefício é destinado a atender alunos da educação básica da rede pública de ensino integrantes de famílias inscritas no Cadastro Único, como é o caso das famílias beneficiárias do Bolsa Família.
Até o momento, algumas cidades já foram beneficiadas pela iniciativa, como os municípios: Caicó e Mossoró (RN), Campina Grande (PB), Caruaru e Petrolina (PE), Juazeiro (BA), Araguari, Conceição das Alagoas, Nova Serrana, Prata, Uberaba e Uberlândia (MG).
A expectativa é de que o programa seja ampliado para atender alunos de todo o Brasil. Para ser contemplado é preciso que a família esteja inscrita no CadÚnico.
Como realizar a inscrição no Cadastro Único
O Cadastro Único concentra todas as informações de famílias que fazem parte de algum programa social do Governo Federal, como é o caso do Bolsa Família e da Tarifa Social de Energia Elétrica, por exemplo.
Os cidadãos de baixa renda que ainda não estão inscritos no Cadastro Único devem procurar um CRAS. Assim, o responsável familiar deve ir ao CRAS mais próximo e informar os dados familiares de todas as pessoas que moram na mesma residência, conforme solicitados.
O responsável pela família também deve apresentar um documento de cada pessoa da família. Além da internet gratuita, a família cadastrada poderá ter acesso a outros benefícios.