O que é folha resumo do Cadastro Único?
O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único) funciona como o principal instrumento de identificação e caracterização da situação socioeconômica das famílias de baixa renda do país.
Para fazer a inscrição o responsável familiar deve agendar o atendimento por telefone ou presencialmente no CRAS mais próximo de onde mora, lembrando de apresentar a documentação necessária.
Além disso, ele também pode comparecer na Central do Cadastro Único, com atendimento por ordem de chegada, sem precisar do agendamento prévio.
Quando for atendido, será necessário fornecer as informações solicitadas pelo entrevistador e aguardar a inserção dos dados no formulário do sistema. Depois, o responsável pela família pode receber o comprovante do Cadastro Único, isto é, a Folha Resumo.
A Folha Resumo vai apresentar informações relativas a renda por pessoa (renda per capita), endereço e componentes da família, com o respectivo Número de Identificação Social (NIS) e a data de nascimento.
O prazo para fazer o cadastro é de 30 minutos, em média, já o prazo para o fornecimento da Folha Resumo é de 7 dias, em média.
Inscrição no Cadastro Único
O cadastramento pode ser realizado pelo responsável familiar em um CRAS, Centro de Referência da Assistência Social, mais próximo.
Através da inscrição no Cadastro Único famílias de baixa renda têm acesso aos Programas Sociais do Governo Federal como o Bolsa Família, Auxílio Gás, Tarifa Social de Energia Elétrica e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
No entanto, vale lembrar que estar no Cadastro Único não significa a entrada automática nesses benefícios, pois cada um deles tem suas regras específicas. Assim, para ser contemplado com os programas sociais é necessário atender aos demais requisitos.