Para atualizar o Cadastro Único, precisa agendar no Cras?
O Cadastro Único é uma ferramenta fundamental para ter acesso aos programas sociais do governo federal, como Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, Minha Casa Minha Vida, entre outros.
Assim, o cidadão de baixa renda precisa fazer a inscrição para ser contemplado pelos benefícios sociais que tem direito. Além de realizar o cadastro também é obrigatório manter seus dados atualizados.
O agendamento é uma maneira de facilitar o processo e garantir o acesso aos serviços de maneira mais organizada. O cadastramento e a atualização dos dados podem ser feitos em um CRAS, Centro de Referência da Assistência Social, mais próximo.
Para agendar o atendimento no CRAS você pode ir presencialmente em um posto de atendimento ou usar o aplicativo do Cadastro Único. Para fazer o agendamento presencialmente vá até um posto de atendimento próximo à sua residência e apresente a documentação necessária.
Quanto ao agendamento pelo aplicativo do Cadastro Único, ele pode ser feito através do pré-cadastro. Assim, informe seus dados pessoais e agende o atendimento em um posto de atendimento.
Quem pode se inscrever no Cadastro Único
O CadÚnico é um instrumento que coleta dados e informações sobre as famílias de baixa renda do país, permitindo identificar as famílias que se enquadram nos critérios de participação dos programas sociais do governo federal.
Para fazer a inscrição no Cadastro Único agende o atendimento em um dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município ou pelo app.
Pode realizar a inscrição no Cadastro Único quem possui a renda da família de até meio salário mínimo por pessoa, como também quem possui a renda total familiar de até três salários mínimos. O cadastramento deve ser atualizado, pelo menos, uma vez a cada dois anos.