Notícias

Passar perfume na região íntima pode te causar diversos problemas; veja os motivos

Discussões sobre o uso de perfumes na área íntima são recorrentes, especialmente em plataformas digitais. Recentemente, um episódio envolvendo uma participante do BBB 25 trouxe o tema novamente à tona. 

Embora seja uma prática observada com certa frequência, especialistas alertam sobre os riscos dessa ação devido à alta sensibilidade da pele e mucosa vulvar e vaginal.

Segundo ginecologistas, aplicar fragrâncias diretamente na região íntima pode causar irritação e ressecamento. Além disso, o uso inadequado pode alterar o microbioma vaginal, um fator crucial para a saúde reprodutiva e defesa contra potenciais patógenos.

Consequências do uso de perfumaria na área íntima

A utilização de perfumes na região vulvar pode resultar em várias complicações. Os efeitos incluem desde ressecamento e reações alérgicas até inflamações. Obstrução de poros e aumento do risco de infecções também são preocupações levantadas por especialistas.

Entre as infecções possíveis, estão a vaginose bacteriana e infecções do trato urinário.

Outro aspecto importante é a preservação do pH da região, que pode ser comprometido por produtos químicos inadequados. Qualquer alteração na mucosa ou no pH pode trazer mais danos do que benefícios.

Uso de talco e outros produtos específicos

Além dos perfumes, o uso de talcos e desodorantes não recomendados pode causar problemas sérios. O talco, por exemplo, pode ocasionar irritação e obstrução de poros. Algumas pesquisas também indicam uma possível ligação entre o uso de talco na região genital e o aumento do risco de câncer de ovário.

Lubrificantes e sprays também podem ser prejudiciais, aumentando a suscetibilidade a infecções e doenças sexualmente transmissíveis. Evitar produtos que não sejam específicos para a higiene íntima é fortemente aconselhado.

Como evitar odores indesejados e manter a saúde íntima

Muitas mulheres recorrem a esses produtos buscando evitar odores e corrimentos. No entanto, a maioria das secreções vaginais é normal e indica boa saúde. Falhas na higiene diária são, na verdade, os verdadeiros desencadeadores de odores indesejados.

  • Higienize-se adequadamente, sempre limpando de frente para trás ao urinar.
  • Utilize lenços umedecidos neutros ou lave-se após evacuar.
  • Mantenha os pelos pubianos aparados para facilitar a higiene.
  • Invista em produtos específicos para a higiene íntima.

A adoção de hábitos simples e saudáveis pode melhorar a saúde íntima, evitando o uso desnecessário de produtos que podem prejudicar o equilíbrio natural da região.

Clyverton da Silva

Jornalista e revisor, especialista em benefícios.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo