Notícias

Pode tirar a segunda via do RG em outra cidade?

A segunda via do RG pode ser emitida em qualquer cidade, desde que o órgão de serviço ao cidadão ou o Departamento de Trânsito do estado ofereça essa opção. O processo varia conforme a localidade, mas normalmente envolve preencher um formulário online, escolher o local de retirada e pagar uma taxa de expedição, que varia entre os estados.

Pode tirar a segunda via do RG em outra cidade?

Novo RG é gratuito na primeira via

O novo RG, ou Carteira de Identidade Nacional (CIN), é oferecido gratuitamente para todos os cidadãos na primeira emissão e renovação. O documento, que substitui o antigo RG, está em processo de implementação no Brasil e promete unificar a identificação por meio do número do CPF, facilitando o acesso a diversos serviços públicos e privados.

A versão digital do novo RG também já está disponível e pode ser usada em situações em que a apresentação do documento físico não é necessária.

Se o cidadão perdeu o RG antigo, o recomendado é solicitar a primeira via do novo RG, evitando assim o custo associado à emissão da segunda via do documento. Essa mudança é uma forma prática de modernizar o sistema de identificação e oferece ao cidadão a oportunidade de atualizar seus dados sem incorrer em custos.

Como não pagar pela segunda via do RG

Embora a segunda via do RG tenha uma taxa que varia de R$ 26 a R$ 96, existem situações em que o cidadão pode solicitar o documento gratuitamente. Entre essas condições estão:

  1. Roubo ou furto: Se o RG for roubado ou furtado, a emissão da segunda via pode ser gratuita, desde que o boletim de ocorrência seja registrado em até 30 dias após o incidente.
  2. Desemprego: Cidadãos desempregados há mais de três meses podem solicitar a segunda via do RG gratuitamente. Para isso, é necessário apresentar a carteira de trabalho atualizada.
  3. Idade: Mulheres com mais de 60 anos e homens com mais de 65 anos têm direito à gratuidade.
  4. Desastre natural: Se o RG foi danificado ou perdido em decorrência de um desastre natural, é possível solicitar a segunda via gratuitamente dentro de 90 dias, apresentando o boletim de ocorrência.
  5. Declaração de pobreza: Pessoas que se declararem pobres, nos termos da Lei 7115/83, também têm direito à isenção da taxa de emissão, sendo necessário apresentar o Número de Identificação Social (NIS), obtido pelo CadÚnico.
  6. Erro de digitação: Se o RG foi emitido com erros de digitação, o cidadão pode solicitar a correção gratuitamente dentro de 90 dias.

Com a possibilidade de emitir o novo RG de forma gratuita e as isenções oferecidas em situações específicas, o cidadão pode economizar ao solicitar o documento, seja por perda, furto ou erro. Acesse os canais digitais da Receita Federal ou do órgão responsável do seu estado para mais informações sobre como tirar a segunda via do RG em outra cidade.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo