Notícias

Quais são as 5 categorias da CNH?

Quando vai tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o cidadão precisa escolher quais categorias quer se especializar. Essas categorias são subdivididas entre as letras A, B, C, D e E, e representam o tipo de automóvel que será conduzido.

Motoristas habilitados a dirigir veículos automotores da categoria A podem guiar veículos motorizados como motocicletas, motonetas e triciclos, incluindo também as 50cc, conhecidas como “cinquentinhas”, por possuírem 50 cilindradas. 

Com a carteira categoria B é possível conduzir carros, picapes e vans, além de eventuais acoplamentos de reboque e semireboque. Nesta categoria também se enquadram os Motorhomes, mas com restrição a veículos que tenham peso inferior a 6 toneladas e comportem ao máximo 8 passageiros. 

A categoria “C” é mais abrangente. Com este documento é possível dirigir veículos maiores, como caminhões, caminhonetes e vans de carga, além dos carros, picapes e vans permitidos com esse tipo de habilitação. 

CNH com a categoria D e E

Com a categoria “D”, o motorista pode conduzir veículos de até 8 passageiros, como ônibus, micro-ônibus e vans de passageiros. Além disso, também tem permissão para conduzir veículos das categorias “C” e “B”. 

Assim como na categoria “C”, o motorista também deve passar por algumas regras, neste caso, é preciso ter ao menos 01 ano de experiência com a carta de categoria “C”.

Além disso, para conseguir a categoria “D” é necessário ter mais de 21 anos e não ter cometido infrações graves ou gravíssimas nos últimos 12 meses. A carteira com categoria D também exige a realização do exame psicológico e toxicológico. 

Por fim, a categoria “E” abarca todos os modelos de veículos automotores, incluindo caminhões tracionando carretas, ônibus articulado, e todos os outros veículos que estão contidos nas categorias anteriores. 

Para conseguir a carteira de motorista categoria “E” é necessário que o condutor tenha experiência de ao menos 1 ano dirigindo veículos das categorias “C” ou “D” e possua idade mínima de 21 anos.

Virgínia Lellys

Formada em Jornalismo pela UEPB e graduanda em Letras Português/Espanhol. Especialista em programas sociais e finanças.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo