Para a empresa estar devidamente legalizada na Receita Federal ela precisa ter o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). O empreendedor também pode acessar diversos benefícios ao formalizar o negócio.
Com o CNPJ você pode emitir notas fiscais, passar maior credibilidade ao cliente, conseguir crédito de maneira facilitada, participar de licitações públicas, entre outras vantagens.
O empreendedor, inclusive, pode estar perdendo dinheiro por não ter um CNPJ, pois muitos clientes costumam solicitar a nota fiscal para comprovar uma compra e esse documento só pode ser emitido se a empresa estiver formalizada.
Além disso, ao precisar de crédito para expandir o negócio, ou se deseja participar de uma licitação pública ou então quer oferecer outras formas de pagamento, será fundamental ter o cadastro.
Assim, formalizar uma empresa, diferente do que muitos acreditam, não se resume apenas à burocracia ou a necessidade de pagar impostos. Há muitas vantagens disponíveis para quem possui um CNPJ regular junto à Receita.
Vantagens do CNPJ para o MEI
Uma das maneiras de ter um CNPJ é se formalizando como MEI, Microempreendedor Individual. Essa formalização apresenta uma série de vantagens e pode ser feita gratuitamente. Confira alguns dos principais benefícios de ser MEI:
- Possuir um CNPJ, Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica;
- Início imediato das atividades, sem prévio alvará ou licença;
- Pagamento de tributos com valores fixos mensais (INSS, ICMS e/ou ISS);
- Isenção de taxas para registro do MEI;
- Emissão de notas fiscais;
- Garantia de benefícios previdenciários;
- Maior poder de negociação com fornecedores, podendo conseguir descontos para pessoa jurídica;
- Acesso facilitado a serviços financeiros, como conta bancária jurídica, máquina de cartão, acesso ao crédito, entre outros;
- Vender e prestar serviços para outras empresas e até para o governo.