Notícias

Qual a idade mínima para homens se aposentarem no Brasil?

As regras de transição para pedir a aposentadoria, previstas na Reforma da Previdência, foram atualizadas. No entanto, para saber quanto tempo falta para se aposentar é simples.

Se deseja conferir o tempo que falta para conseguir se aposentar, bem como entender as exigências para pedir o benefício, acesse o aplicativo ou site Meu INSS (https://meu.inss.gov.br/#/login) e faça uma simulação de aposentadoria.

Para realizar o acesso é preciso possuir login e senha, tanto na página do INSS na internet quanto no aplicativo. O app pode ser baixado gratuitamente para celulares Android e iOS.

A ferramenta que está disponível para os segurados através do Meu INSS considera as diferentes regras de idade e tempo de contribuição. Dessa forma, ao clicar na seta lateral de cada modalidade será possível ver os detalhes dessas regras.

Qual a idade mínima para homens se aposentarem?

De acordo com as regras atuais, o homem deve se aposentar com idade mínima de 65 anos e 20 de contribuição. 

Contudo, para quem já contribuía com o INSS antes da aprovação da reforma, em novembro de 2019, há um regime de transição que prevê alterações todos os anos, até 2031, nas regras para aposentadoria. 

Dessa forma, a idade mínima para solicitar a aposentadoria sobe seis meses em relação ao regime anterior. Assim, em 2024, os homens precisam ter a idade mínima de 63 anos e 6 meses. 

O tempo mínimo de contribuição passa a ser de 35 para os homens. Além disso, a regra dos pontos, que soma o tempo de contribuição com a idade também mudou. Nesse caso, a pontuação mínima exigida é de 101 pontos para homens.

É importante destacar que as regras de transição são voltadas para quem já contribuía antes da aprovação da Reforma da Previdência. Elas foram criadas para estabelecer uma passagem entre as exigências antigas e as atuais do benefício.

Virgínia Lellys

Formada em Jornalismo pela UEPB e graduanda em Letras Português/Espanhol. Especialista em programas sociais e finanças.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo