Notícias

Qual a idade mínima para mulheres se aposentarem no Brasil?

É importante que o segurado do INSS, Instituto Nacional do Seguro Social, busque estar atualizado sobre as regras para ter acesso aos benefícios, como a aposentadoria. Por isso, deve acompanhar as alterações e conferir como elas impactam a sua vida.

Segundo a regra atual, a idade mínima para mulheres se aposentarem é 62 anos, e pelo menos 15 anos de contribuição. Contudo, para quem já contribuía com o INSS antes da aprovação da reforma, em novembro de 2019, foi criado um regime de transição.

Esse regime prevê alterações todos os anos, até 2031, nas regras para a aposentadoria. Assim, a idade mínima para solicitar a aposentadoria sobe seis meses em relação ao regime anterior.

Em 2024, as mulheres precisam ter, no mínimo, 58 anos e 6 meses de idade. Além disso, o tempo mínimo de contribuição passa a ser de 30 anos para as mulheres.

No caso da regra dos pontos, que soma o tempo de contribuição com a idade, a pontuação mínima exigida é de 91 para mulheres.

Simular a aposentadoria pelo Meu INSS

Quem deseja saber quanto tempo falta para se aposentar, além de conferir as exigências para pedir o benefício, deve acessar o aplicativo ou site Meu INSS (https://meu.inss.gov.br/#/login) e fazer uma simulação de aposentadoria.

Confira como utilizar a ferramenta no celular:

  • Primeiro, baixe o aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS)
  • Se for necessário, clique no botão “Entrar com gov.br” e digite seu CPF e senha. Caso não tenha senha, cadastre uma
  • Na parte superior esquerda do app abra o menu lateral e clique em “Simular Aposentadoria”
  • Confira as informações que aparecerão na tela. O site vai exibir sua idade, sexo e tempo de contribuição, além de quanto tempo falta para a aposentadoria, conforme as regras em vigor
  • Se precisar corrigir algum dado pessoal basta clicar no ícone de lápis (à direita)

Virgínia Lellys

Formada em Jornalismo pela UEPB e graduanda em Letras Português/Espanhol. Especialista em programas sociais e finanças.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo