NotíciasFinanças

Quanto devo pagar de INSS para receber 2 salários? Entenda as regras

As contribuições realizadas para o INSS, Instituto Nacional do Seguro Social, garantem que os segurados tenham acesso aos benefícios previdenciários que são oferecidos pelo instituto, como é o caso das aposentadorias.

Essas contribuições podem ser feitas de maneira obrigatória, como no caso dos trabalhadores formais, como contribuinte individual (para quem é autônomo), ou facultativa, atendendo a quem não tem renda.

Quem deseja se aposentar com mais de um salário mínimo de aposentadoria pelo INSS, terá que fazer um planejamento das contribuições.

Isso será necessário ao considerar que o valor futuro da aposentadoria está ligado à alíquota e ao tempo de contribuição. Dessa forma, a alíquota e o tempo de contribuição dependem da sua categoria de segurado, bem como do tipo de aposentadoria que você pretende requerer.

A depender do tipo de aposentadoria, contribuir com mais de um salário mínimo ainda pode gerar uma aposentadoria de apenas um salário mínimo. 

É fundamental realizar uma análise do que foi feito até o momento, com o objetivo de projetar os próximos passos com a ajuda de um profissional especializado em direito previdenciário.

Quanto é preciso pagar ao INSS para receber 2 salários?

Para quem pretende receber dois salários de aposentadoria, será indicado pagar um valor acima de dois salários mínimos para o INSS. Assim, em 2024 o contribuinte precisa pagar mais de R$ 2.824.

Contudo, mesmo pagando ao INSS sobre dois salários mínimos, o benefício pode vir com valor de um salário mínimo ou um pouco mais.

Por isso, é necessário entender que o valor depende da sua categoria de segurado e do tipo de aposentadoria pretendida por você, principalmente depois da reforma da Previdência.

É importante esclarecer que o trabalhador de carteira assinada já tem suas contribuições deduzidas do salário, e não pode fazer contribuições como facultativo enquanto estiver trabalhando.

Virgínia Lellys

Formada em Jornalismo pela UEPB e graduanda em Letras Português/Espanhol. Especialista em programas sociais e finanças.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo