Quanto ganha uma faxineira em 2024? Quanto cobrar por turno?
O reajuste do salário mínimo federal, que ocorreu no início do ano, impacta diretamente os salários das empregadas domésticas brasileiras. O valor da faxina, por sua vez, é definido observando várias condições, como o tamanho do local que deve ser limpo e o tipo de limpeza a ser feita.
O novo salário mínimo é R$ 1.412, representando um reajuste de quase 7%, um acréscimo de R$ 92. A mudança entrou em vigor a partir do dia 1º de janeiro de 2024. Dessa forma, todas as empregadas domésticas que recebem o salário mínimo federal têm direito ao reajuste.
No entanto, vale lembrar que os estados que possuem piso regional não adotam o salário mínimo federal, seguindo seus próprios valores determinados por legislação estadual. Estados como Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo têm seus próprios pisos salariais regionais.
Tabela de preço para faxina
Os profissionais que desejam construir uma boa tabela de preço para cobrar a faxina devem avaliar o tipo de trabalho que terão, o espaço do local, quanto vão precisar de transporte e alimentação, além da quantidade de tempo que a atividade requer.
Assim, para entender qual é o valor de uma faxina você deve lembrar que ela começa desde o momento que você sai de casa. Por isso, o valor do transporte, o tempo gasto até o local, a comida do dia, o trabalho, o desgaste, tudo deve ser levado em consideração.
Há algumas estratégias para definir o valor, como cobrar pelo tipo de faxina. Essa estratégia pode funcionar para quem está disposto a suprir demandas diferentes, pois existem diaristas que só fazem a limpeza do dia, outras são especialistas em faxinas pesadas, e assim por diante.