Notícias

Quem recebe o BPC pode financiar uma casa pela Caixa?

É normal que os beneficiários dos programas sociais do governo apresentem dúvidas sobre o que pode impedir o recebimento dos benefícios. Assim, quem é contemplado pelo BPC, Benefício de Prestação Continuada, poderia financiar uma casa? A resposta é sim, inclusive, uma novidade deve facilitar isso.

Uma parceria entre o INSS e a Caixa Econômica Federal criou uma nova vantagem para os titulares do BPC, além de receberem o pagamento mensal de um salário mínimo. Eles ainda ganharam o direito a isenção do pagamento das parcelas do financiamento imobiliário.

Essa vantagem é liberada para as famílias que efetuaram contratações de financiamento por meio do programa “Minha Casa Minha Vida”. Através dessa novidade o Governo Federal assume a totalidade do financiamento, liberando as famílias da obrigação de novos pagamentos. 

Assim, durante o processo de regularização da quitação do imóvel, a Caixa Econômica Federal disponibiliza o título e demais documentos necessários para concluir o processo.

Como receber o BPC?

O Benefício de Prestação Continuada deposita um salário mínimo por mês ao idoso com idade igual ou superior a 65 anos ou à pessoa com deficiência de qualquer idade. Como o BPC não é uma aposentadoria, para ter direito a ele não é preciso ter contribuído para o INSS. 

O cidadão deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da sua cidade para receber as informações sobre o BPC e como ter acesso aos repasses.

O requerimento do Benefício de Prestação Continuada pode ser realizado nos canais de atendimento do INSS, ou seja, pelo telefone 135 (ligação gratuita de telefone fixo) ou pelo site ou aplicativo de celular “Meu INSS”.

Além disso, é possível solicitar nas Agências da Previdência Social (APS). Assim como o requerente, todas as pessoas da família precisam estar inscritas no Cadastro Único e ter CPF, inclusive crianças e adolescentes.

Virgínia Lellys

Formada em Jornalismo pela UEPB e graduanda em Letras Português/Espanhol. Especialista em programas sociais e finanças.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo