Notícias

Trabalhadores nascidos em maio vão receber prêmio do Governo Federal

O saque-aniversário do FGTS é uma modalidade que permite aos trabalhadores retirarem parte do saldo de suas contas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) no mês de seu aniversário. Esta opção é uma alternativa ao saque-rescisão tradicional, que libera o saldo total em caso de demissão sem justa causa.

Em 2025, os pagamentos seguem um calendário específico, começando sempre no primeiro dia útil do mês de aniversário do trabalhador. Para os nascidos em maio, por exemplo, o saque-aniversário já está disponível, com prazo para retirada até 31 de julho. 

Essa janela de 90 dias é padrão para todos os aniversariantes, garantindo tempo suficiente para que o trabalhador organize suas finanças e realize o saque conforme suas necessidades.

Como funciona o saque-aniversário do FGTS

O saque-aniversário é uma modalidade opcional que o trabalhador pode escolher ao invés do saque-rescisão. Ao optar por essa modalidade, o trabalhador poderá retirar anualmente uma parte do saldo de sua conta do FGTS no mês de seu aniversário.

No entanto, caso seja demitido sem justa causa, ele não terá direito ao saque integral do saldo, apenas à multa rescisória.

Para aderir ao saque-aniversário, o trabalhador deve acessar o aplicativo ou o site do FGTS e realizar o cadastro, informando uma conta bancária para o recebimento do valor. O montante estará disponível em até cinco dias úteis após a solicitação, se feita no mês de aniversário.

Datas de pagamento do saque-aniversário em 2025

O calendário de pagamentos do saque-aniversário em 2025 é organizado de acordo com o mês de nascimento do trabalhador. As datas são as seguintes:

  • Nascidos em maio: de 2 de maio a 31 de julho de 2025
  • Nascidos em junho: de 2 de junho a 29 de agosto de 2025
  • Nascidos em julho: de 1º de julho a 30 de setembro de 2025
  • Nascidos em agosto: de 1º de agosto a 31 de outubro de 2025
  • Nascidos em setembro: de 1º de setembro a 28 de novembro de 2025
  • Nascidos em outubro: de 1º de outubro a 30 de dezembro de 2025
  • Nascidos em novembro: de 3 de novembro a 30 de janeiro de 2026
  • Nascidos em dezembro: de 1º de dezembro a 27 de fevereiro de 2026

Os trabalhadores que desejam retornar à modalidade de saque-rescisão podem fazê-lo através do aplicativo do FGTS, desde que não tenham contratado uma operação de antecipação. No entanto, essa mudança só terá efeito a partir do primeiro dia do 25º mês após a solicitação

O aplicativo do FGTS está disponível para Android e iOS.

Clyverton da Silva

Jornalista e revisor, especialista em benefícios.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo