CuriosidadesNotícias

Para que serve o horário de verão

O horário de verão foi criado com a intenção principal de economizar energia elétrica. A ideia é simples: ao adiantar os relógios em uma hora, as pessoas aproveitam melhor a luz natural do final do dia, diminuindo a necessidade de usar luz artificial e, consequentemente, o consumo de energia.

Além da economia, o horário de verão oferece outros benefícios, como o aumento da segurança nas ruas, já que há mais luz natural durante a saída do trabalho, e a promoção de um estilo de vida mais ativo, incentivando atividades ao ar livre.

Esse conceito foi inicialmente proposto pelo político e cientista norte-americano Benjamin Franklin em 1784. A primeira implementação ocorreu na Alemanha durante a Primeira Guerra Mundial, com o intuito de poupar energia durante tempos de crise.

No Brasil, esse sistema foi adotado pela primeira vez em 1931 e se manteve, com algumas alterações, até 2019, quando foi revogado.

Para que serve o horário de verão

Por que o Brasil não tem mais horário de verão?

O Brasil aboliu a hora de verão em 2019. Segundo estudos e declarações do governo, a medida já não trazia mais os benefícios esperados, principalmente no quesito de economia de energia.

O consumo de eletricidade no país passou por transformações significativas, devido ao avanço tecnológico e ao uso de aparelhos mais eficientes. Além disso, os picos de consumo, que antes ocorriam no início da noite, começaram a se deslocar para a tarde.

De acordo com o ex-gerente da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), Jean Albino, o consumo de energia já não aumentava de maneira expressiva após as 19h, como ocorria antes. Atualmente, o Ministério de Minas e Energia afirma que os reservatórios das usinas hidrelétricas estão em boas condições, e não há necessidade de retomar esse sistema.

Por que tem diferença de horas no Brasil?

A diferença de horas no Brasil se deve à sua vasta extensão territorial. O país, que é um dos maiores do mundo, ocupa quatro fusos horários distintos. Eles são:

  • Horário de Fernando de Noronha (UTC-02:00);
  • Horário de Brasília (UTC-03:00);
  • Horário do Amazonas (UTC-04:00);
  • Horário do Acre (UTC-05:00).

Essa variação horária ocorre devido à forma esférica da Terra e ao movimento de rotação, o que resulta na necessidade de ajustar as horas conforme a posição do Sol em diferentes regiões do país. Em suma, a abolição do horário de verão e a diferença de fuso horários no Brasil são reflexos da combinação entre aspectos geográficos e o comportamento energético da população.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo